Com o advento da NFE e da NFCe, muitas empresas estão sendo obrigadas a correr para implantar um sistema que o coloque dentro da lei. Isto traz muitas dúvidas e erros por parte dos empresários, desta forma, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que estamos percebendo por parte de alguns clientes.
A primeira pergunta que recebemos é o que eu preciso para implantar o cupom fiscal?
A primeira coisa que temos que esclarecer nesta pergunta é que não existe mais cupom fiscal. Esta tecnologia está sendo extinta em quase todos os estados e foi substituída pela NFCe (Nota fiscal de cupom eletrônico).
Este projeto é muito interessante, pois permite que as transações sejam registradas online e não mais no equipamento de impressão.
Vamos aos equipamentos e softwares que são necessários:
- Computador com capacidade de processamento adequada para processar o sistema de gestão que você optar. Este item é de suma importância, não compre por preço, verifique a configuração correta para não se arrepender depois.
- Uma impressora não fiscal para impressão do cupom. No caso deste item você tem que levar em consideração velocidade, guilhotina, compactação da fonte, tamanho, consumo de energia. todos estes itens são muito importantes.
- Certificado digital padrão A1 ou A3 para assinatura das notas fiscais/cupom fiscais. Sem este item é impossível implantar o sistema.
- Link de internet estável.
- Sistema de energia estabilizado.
- Leitor e código de barras. Equipamento necessário, dependendo do tipo de sistema que vai implantar em sua empresa.
- Um gaveteiro para guardar o dinheiro(Opcional), dependendo do projeto.
- Um impressora Laser ou Jato de tinta para a impressão de relatórios.
- Um software de Gestão.
Bem a qualidade do sistema é diretamente proporcional a capacidade de investimento que o empresário está disposto a investir. Para isto, é fundamental contratar uma empresa especializada para fazer um projeto que atenda as necessidades da empresa sem desperdício de recurso.
A escolha do sistema permite ao empresário se enquadrar dentro da lei, além de oferecer uma automatização de diversas tarefas rotineiras, bem como a compilação de diversas informações que antes eram imprecisas ou muito trabalhosas para a obtenção. Algumas características importantes que podemos citar são: a melhoria do atendimento ao cliente, a melhor gestão dos estoques, a melhoria na gestão financeira e muito mais.
Uma dica importante: fuja das soluções gratuitas, normalmente são estratégias de marketing para que, posteriormente, seja oferecida uma solução paga que talvez possa não oferecer os recursos que você realmente necessita.
Por hoje é só pessoal!
Ass.:
Heitor Boeira dos Reis Filho
Especialista em Informática para aplicações empresariais
Fale com a gente