Qual a Importância de seu ERP neste processo?

Vivemos em um mundo digitalizado e, graças a essa realidade, as barreiras demográficas não são mais uma limitação significativa para os negócios. 

Hoje, qualquer marca é capaz de realizar vendas online para clientes de todo país (e do mundo), seja por meio de seus e-commerces e marketplaces, e estratégias multicanais.

E o que isso traz como consequência além de crescimento e lucro? A demanda de uma gestão de estoque unificada, integrada e mais eficiente.

Sistema de gestão de estoque

Gestão de Estoque e ERP

Um ERP tem como objetivo otimizar os processos de uma organização e, quando estamos falando de uma empresa que comercializa produtos e não serviços, esse sistema precisa incluir funcionalidades ligadas à operação e gestão de vendas.

Ou seja, no varejo, no food service, na manufatura e outros setores que lidam com um fluxo de vendas, o estoque é um dos ativos mais valiosos e sensíveis. 

A gestão de estoque, portanto, diz respeito à organização e monitoramento deste fluxo para que ele acompanhe o ritmo de vendas, gere insights estratégicos e guie as decisões e processos de outros setores, como de compras, produção e até o marketing.

E o ERP é a ferramenta ideal para fornecer um controle otimizado, preciso e confiável deste processo tão fundamental dos negócios.

Por que a gestão de estoque é importante?

Um gerenciamento adequado do estoque de insumos e produtos é indispensável para a manutenção da saúde financeira e do tempo de vida da marca. Isso porque, toda empresa é um ecossistema complexo que precisa ter suas partes integradas e equilibradas para se manter e ter sucesso.

Um estoque escasso e um estoque acumulado são situações opostas, mas igualmente problemáticas. A boa gestão de estoque, portanto, é um processo vital que influencia diversas outras demandas e processos empresariais, e não pode ser negligenciado.

Quais os principais problemas de não possuir uma gestão de estoque unificada e integrada?

A verdade é que são vários os problemas que podem surgir de uma gestão de estoque descentralizada e não otimizada, como por exemplo:

Desperdícios

É preciso de um bom controle de entrada e saída de estoque para impedir que um investimento acima do necessário seja feito, gerando um acúmulo de estoque e desperdício de dinheiro, espaço de armazenamento e, às vezes, até de produtos, no caso de perecíveis.

Falta de produtos

Outro problema de um gerenciamento frágil é a falta de produtos em estoque, visto que oportunidades de vendas podem ser perdidas por um esgotamento não previsto e um longo tempo de reposição.

Estoque desatualizado

O acompanhamento do estoque deve ser feito em tempo real, pois é isso que garante a precisão dos outros processos relacionados à entrada e saída. Portanto, uma gestão descentralizada entre os departamentos e as diferentes etapas e canais de vendas vem acompanhada da dificuldade de manter esse fluxo sempre atualizado.

Descontrole do fluxo de mercadorias

Sem integração, o processo logístico e de monitoramento é prejudicado e o resultado é o descontrole do fluxo de mercadorias. Não é possível saber a quantidade, localização ou etapa da operação de venda de cada item, e muito menos oferecer transparência sobre essas informações ao cliente.

Desconhecimento da margem de lucro

Vender em multicanais é ter que lidar com diferentes modelos de precificação e dinâmicas promocionais. Sem um sistema de gestão de estoque unificado e integrado, manter seus os preços de custo atualizados e ter clareza e precisão sobre suas margens de lucro é uma missão praticamente impossível.

Vantagens de se ter um ERP na gestão de estoque

  • Organizar e automatizar rotinas e movimentações;
  • Gerir com precisão as compras e prazos da produção;
  • Evitar desperdícios de produtos e investimentos;
  • Prevenir falhas humanas;
  • Centralizar e monitorar as informações em tempo real;
  • Conhecer o tempo de disponibilização dos produtos para entrega;
  • Controlar a capacidade de estocagem para armazenamento;
  • Acompanhar o envio dos pedidos;
  • Controlar a relação de itens disponíveis e demandas de reposição;
  • Integrar o fluxo de estoque, custos, preços, descontos, comissões e outras variáveis de múltiplos canais;
  • Simplificar a gestão contábil e financeira;
  • Aumentar a produtividade geral do negócio;
  • Potencializar a receita e as estratégias;
  • Melhorar a qualidade do atendimento e experiência do cliente.

Ou seja, um ERP é capaz de simplificar e potencializar todo o processo de gestão de estoque, trazendo benefícios diretos ao departamento logístico e à organização como um todo.

Caso esteja passando por dificuldade de gestão de seu estoque não deixe de fazer contato agora conosco! Teremos uma imensa satisfação em ajudar nesta tarefa.

Conheça nosso sistema de gestão para pequenos negócios .

WhatsApp Fale com a gente